VW Tiguan: falhas de ignição misteriosas
Um dia, um VW Tiguan de oito anos irrita seu dono com uma falha de ignição e um motor funcionando mal. Na oficina, as mensagens de erro no dispositivo de diagnóstico inicialmente representam um mistério, e o caso se transforma em um thriller policial de diagnóstico.

VW Tiguan: falhas de ignição misteriosas
O diplomata vienense está, com razão, chateado porque seu compacto Volkswagen SUV Tiguan com motor a gasolina de 1,4 litros e 90 kW tem apenas 90.000 quilômetros rodados e tem recebido manutenção regularmente. O problema com o motor funcionando mal já havia ocorrido antes. Naquela época, o Tiguan foi levado para uma oficina nos Bálcãs, onde o diplomata completava uma viagem de negócios. O erro parece ter sido resolvido, mas em Viena o motor engasga novamente. O Tiguan finalmente acaba na oficina de Georg Ringseis na Schwarzenbergplatz, especializada em elétrica veicular.
Um thriller policial de diagnóstico começa.
- Das Diagnosegerät meldet Verbrennungsaussetzer und einen mechanischen Fehler in der Hochdruckpumpe des Direkteinspritzers. Ringseis vermutet die Ursache zunächst beim Niederdrucksensor, der möglichweise falsche Druckwerte an das Steuergerät liefert.
- Der Niederdrucksensor wird getauscht, doch das Problem bleibt bestehen. Danach wird auch der Hochdrucksensor getauscht – leider ohne Erfolg.
- Nach Rücksprache mit VW-Experten – „sehr kooperative Leute“, so Ringseis – erhält er den Hinweis, dass an derartigen Störungen oft ein schadhaftes Regelventil der Hochdruckpumpe schuld ist.
- Das Ventil kann nur gemeinsam mit der Pumpe ersetzt werden, der Tausch wird durchgeführt. Nun läuft der Motor zwar etwas besser, doch von einem runden Motorlauf kann noch immer keine Rede sein.
- Nun geraten Kurbelwellen- und Nockenwellensensor ins Fadenkreuz des Mechanikers. Er entdeckt beim Vergleich der Ersatzteilnummern, dass in der Werkstatt am Balkan offenbar ein falscher Kurbelwellensensor verbaut wurde. „Die haben den offenbar gerade auf Lager gehabt und sogar den Stecker umgebaut, damit er hineinpasst“, stellt Ringseis fest.
- In der Annahme, die Wurzel des Problems gefunden zu haben, tauscht er den Kurbelwellensensor inklusive Stecker gegen ein Original-Ersatzteil aus. Doch es ist wie verhext: Der Fehler bleibt hartnäckig bestehen.
- Nun werden sämtliche elektrische Leitungen zum Motorsteuergerät überprüft – ohne Erfolg. Erst die Analyse der Steuerzeiten zeigt klare Abweichungen von den Normwerten und damit eine weitere mögliche Fehlerursache.
- Tatsächlich stellt sich schließlich heraus, dass die Steuerkette verschlissen und gedehnt ist – ein Fehler, der vom Diagnosegerät nicht angezeigt wird. Mit dem Austausch der Kette inklusive Spannrollen und Führungen ist das Problem schließlich behoben, der Fall gelöst.
Comentário de Peter Seipel:
Redução do tamanho com consequências
Devido à sua frequência, os danos no motor dos modelos Volkswagen devido ao desgaste prematuro das correntes de distribuição já chegaram à mídia popular, como a revista alemã Auto Bild e o portal de notícias NTV.
Vários proprietários de modelos Golf, Touran e Tiguan movidos por motores TSI de 1,4 litro estão expressando sua raiva com uma enxurrada de cartas ao editor. Na verdade, as correntes de distribuição devem durar toda a vida útil do motor e, portanto, oferecem uma vantagem sobre as correias de distribuição, que têm de ser substituídas após cerca de 70.000 quilómetros.
Na verdade, por razões competitivas, os fabricantes tentam alcançar uma durabilidade dos seus motores de pelo menos 250.000 quilómetros com o menor gasto de material possível. Os motores turboalimentados a gasolina “reduzidos”, em particular, estão se tornando cada vez menores e mais leves.
Infelizmente, o facto de o limite de carga do material utilizado ser ocasionalmente excedido só é descoberto após o lançamento no mercado, como foi o caso de uma corrente de distribuição desgastada.



