Golf 8: Falha no sistema de aviso de saída de faixa
Um dia, um VW Golf 8 quase novo relata que o sistema de alerta de saída de faixa está falhando. Como seu proprietário é funcionário da ÖAMTC, o erro deveria ser corrigido rapidamente - um erro, ao que parece.

Golf 8: Falha no sistema de aviso de saída de faixa
Andrej Prosenc trabalha como coordenador no ÖAMTC e dirige um VW Golf Variant, construído em 2021, com apenas 5.000 quilômetros rodados. A perua compacta é movida por um motor diesel de 2 litros com 116 cv e está equipada de série com controle automático de distância ACC, mudança de faixa e assistente de manutenção de faixa. Um dia, após ligar o carro, aparece no display a mensagem “Assistente de manutenção de faixa fora de serviço”. Prosenc decide resolver o problema da casa e pede ao seu colega, o experiente técnico do ÖAMTC Christian Klejna, que cuide do assunto. Assim, o Golf vai parar na oficina ÖAMTC em Viena-Erdberg, que está equipada com as mais modernas ferramentas e sistemas de diagnóstico. Um thriller policial de diagnóstico começa.
- Zuerst wird die Spur des Kompaktkombis vermessen – diese erweist sich als korrekt eingestellt.
- Der Golf wird auf den speziell für die Assistenzsystem-Kalibrierung eingerichteten Prüfstand gestellt, der einen exakt nivellierten Boden aufweist.
- Nun kommt die computergesteuerte Kalibrier- und Justagevorrichtung DAS 3000 von Bosch zum Einsatz. Die zum Golf 8 passende Kalibriertafel wird im vorgeschriebenen Abstand vor dem Auto in Position gebracht.
- Das Diagnosegerät wird angeschlossen, das Fahrzeug mit der richtigen Motorisierung ausgewählt.
- Der Kalibrierprozess wird gestartet. Die Software in der Kamera sollte nun ein Vorgabebild aufrufen und dieses mit der Tafel abgleichen. Anschließend sollte sich die Kamera mithilfe der Software automatisch exakt ausrichten.
- Tatsächlich erscheint auf dem Display des Diagnosegeräts aber eine Fehlermeldung, und der Spurhalteassistent im Fahrzeug bleibt weiterhin deaktiviert.
- Nach mehreren Versuchen mit mehrmaligen Neustart des Systems hält Klejna Rücksprache mit der Bosch-Technikhotline. Dort weiß man allerdings auch keinen Rat und empfiehlt, den Vorgang nochmal zu wiederholen – ohne Ergebnis, die Kalibrierung lässt sich nicht starten.
- Der gelbe Engel weiß nicht weiter und lässt den Fall zwei Tage ruhen. Dann startet er mit frischer Energie eine neue Versuchsreihe, indem er verschiedene andere Motorisierungen im Diagnosegerät aufruft – und siehe da, plötzlich gibt es ein Match, und die Kalibrierung lässt sich problemlos durchführen. Die Fehlermeldung im Golf verschwindet vom Display, der Fall ist gelöst.
Causa pouco clara
“Foi pura coincidência, porque não há nenhuma explicação lógica para o motivo pelo qual o software da câmara não correspondia ao veículo selecionado”, diz Christian Klejna ao analisar o caso posteriormente. Ele suspeita que a VW possa ter mudado o modelo da câmera durante a produção porque a originalmente pretendida não estava em estoque. Mas poderia facilmente ter havido um erro de digitação ao programar o software de diagnóstico, de modo que a câmera correta fosse atribuída ao motor errado. Se você considerar que um carro moderno tem mais de 100 dispositivos de controle a bordo que usam diferentes sistemas operacionais e estão conectados através de diferentes redes, como CAN, FlexRay, MOST, LIN e até mesmo Ethernet, é realmente surpreendente que a maioria das funções funcione perfeitamente e que o diabo do erro não ocorra com muita frequência.